DICAS ESSENCIAIS PARA INICIANTES NA PESCA DE CAIAQUE COM PLUGS / Parte 1


       Olá a você pescadora ou pescador. Muito grato por estar aqui prestigiando meu blog. Num primeiro momento abordaremos sobre dicas e cuidados que todos devem ter ao iniciar uma atividade tão prazerosa e relaxante quanto a pesca.

        O que milhares de pessoas ainda não sabem é que para poder praticar a atividade da pesca TODAS AS PESSOAS devem fazer uma carteirinha de pesca junto à Secretaria de Aquicultura e Pesca. Infelizmente muitas pessoas desavisadas podem receber multas ou ter seus materiais apreendidos pela falta de documentação que ampare a atividade. No meu caso, sempre efetuo o pagamento para pesca EMBARCADA que, atualmente custa R$ 60,00 (sessenta reais) e ela já serve para desembarcada também. Essa licença tem a validade de 12 meses, ou seja, TODOS OS ANOS a licença precisa ser renovada.

        Sob essa necessidade de renovação, não acredito que seja um valor absurdamente elevado (basta ver o preço do quilo do peixe na peixaria) pois dependendo de onde se esteja pescando e o período, o que for pescado valerá muito mais que os sessenta reais. Entretanto sei que há inúmeras pessoas que nem os sessenta reais tem. Dentro dessa perspectiva acredito que deveria haver uma melhor adequação dos valores das taxas às realidades dos pescadores de nosso Brasil.

        Após a primeira etapa da documentação necessária, o pescador deve se ater aos itens de segurança. Como esse artigo está destinado aos pescadores que vão fazer suas pescarias de plug, se supõe que o pescador irá para um rio ou mangue. Desse modo, itens como repelente, boné (ou chapéu), blusa manga longa com proteção UV, Buffs (máscaras de proteção do rosto e pescoço de tecido) óculos polarizado e sapatilha são muito importantes para proteção contra sol, mosquitos e, talvez, garateias. Quando o pescador vai pescar no mar ou no meio de um rio largo, os problemas relacionados a mosquitos são praticamente eliminados, no entanto, todos os outros itens são válidos e muito importantes. O vestuário é extremamente importantes devido a exposição excessiva aos raios ultra violetas (UV) pode ser um fator de risco ao surgimento de câncer de pele.

        Outros itens para a segurança do pescador são os alicates de contenção dos peixes e alicates de bico fino para a retirada dos anzóis ou garateias dos peixes. Esses dois alicates evitam a manipulação ou o contato direto do peixe por parte do pescador com o peixe ainda fisgado. Diversos vídeos do YouTube já mostram o que acontece quando se manipula um peixe se debatendo pela vida e ainda fisgado. As fisgas dos anzóis ou garateias furam a pele com muita facilidade e com certeza ninguém vai querer esse tipo de inconveniente em uma pescaria.

        O último item não é apenas muito importante. É obrigatório! Falo sobre o colete salva vidas. O colete salva vidas é extremamente importe e já presenciei uma situação que poderia ter acontecido um óbito caso meu parceiro de pesca não estivesse usando o colete. Fomos pescar em um rio relativamente largo e meu parceiro de pesca não tinha levado colete. Como sempre vou pescar com dois coletes (apesar de só usar um). No meio da pescaria o caiaque de meu parceiro virou e eu não estava por perto. Ele me falou que estava bastante cansado de remar e só não se afogou por causa do colete. O prejuízo nesse dia foi apenas material. O que nos leva para os próximos itens de nossa lista.

        O que se deve ter em mente é que em toda pescaria embarcada tem que ter todos os itens contidos na embarcação (principalmente no caiaque) amarrados de alguma forma. O salva vara é extremamente importante para as varas, bolsas, alicates etc e, principalmente para quem pesca próximo a galhadas de caiaque, eventualmente as varas podem engalhar nos galhos das árvores. Já perdi equipamentos caros por conta desse “deslise” de não estar com o salva vara.

      Quando se trata de caiaques para pesca aí é onde a discussão vai longe. Hoje no mercado de caiaques há uma boa quantidade de marcas e modelos que são específicos para essa fatia de pescadores. Mas quero aqui deixar as minhas impressões sobre pescar de caiaque de uma forma que não seja um fardo e sim um prazer. Pescar de caiaque com pedal é um detalhe que faz toda a diferença. É impressionante como melhora a produtividade do caiaqueiro quando se pesca com um caiaque com pedal. O caiaqueiro pode ir mais longe sem cansar tanto e, em vários modelos, tem a opção de dar ré, possibilitando chegar próximo dos pontos de pesca e depois poder se afastar sem grandes problemas.

        Dos caiaques nacionais eu apenas tive a oportunidade de ter o Mako 110 Pro da Hidro2 e, não posso dar minhas impressões sobre outras marcas ou modelos. Já tive a oportunidade de ver outros caiaques sendo utilizados em uma mesma pescaria como os caiaques da Hobbie, da Brudden , Caiaker e Milha Náutica. Todos os caiaques têm vantagens e desvantagens. Não tenho interesse aqui em abordar sobre “defeitos” de equipamentos mas para INICIANTES, eu aconselharia a buscar caiaques que tenham uma boa estabilidade. Lembrando que é muito difícil (talvez impossível) de se ter um caiaque com muita estabilidade e que tenha excelente navegabilidade. Aconselho para os iniciantes a perguntar bastantes aos caiaqueiros mais experientes e se possível até testar mesmo para ver se “bate” com o perfil que você busca.

        Sobre vara de pesca, considero outro assunto bastante polêmico. De modo geral gostaríamos de ter uma vara “coringa” que possamos fazer todos os tipos de pescaria. Com toda certeza essa vara não existe. Para cada tipo de pescaria há um tipo de vara. Mas sabemos que varas, molinetes ou carretilhas não são tão baratos o quanto gostaríamos que fosse. Em sendo assim, vai aqui as minhas sugestões: 1 vara de fibra de carbono de 10lb de ação extra rápida e de tamanho entre 1,50m a 1,73m (plugs pequenos para pesca de peixes de até 2kg); 1 vara de fibra de carbono de 14lb ou 15lb de ação rápida e de tamanho 1,73m (plugs médios até 15cm sendo verificados os pesos das iscas em relação ao cast da vara); 1 vara de 17lb de fibra de carbono para jighead com ação rápida e de tamanho de 1,83m.

       Essa minha sugestão é para mais de 90% das pescarias que se faz pelos rios do Brasil. Temos exceções de pesca como os grandes tucunarés na região amazônica ou peixes de couro como grandes pirararas, pintados, pirarucus ou qualquer peixe do gênero. Poderia também citar os grandes tarpons e que com certeza uma vara de 10lb não irá segurar um tarpon de 10kg. Como foi dito anteriormente, para cada pesca há um material específico.

        Em relação ao molinete ou carretilha, evite super dimensionamento. Não faz sentido colocar um molinete 5000 em uma vara de 10lb. A única coisa que vai acontecer é cansar os braços antes mesmo da pescaria começar. Para varas de 10lb, um molinete 2000 é mais que suficiente. A pescaria ficará muito mais interessante, mais esportiva e muito mais leve. Como exemplo vou citar apenas a Loki da Maruri. Há vários outros fabricantes com vários modelos mas as varas Loki especificamente foram as que melhor me adaptei.

        Em relação a carretilhas, temos também uma quantidade grande de marcas e modelos. Eu usei bastante carretilhas da Daisen e sinceramente, não me deixou na mão. A Marine Sport tem vários modelos para todos os tipos de pescaria também mas para as pescarias mais “leves”, aconselharia as carretilhas mais leves como por exemplo a Lubina Black Widow GTS (excelente carretilha). No caso da Daisen, a Shotokan (excelente carretilha) e a Yoshi (excelente carretilha) são duas carretilhas que vão muito bem em pescarias de galhadas. As carretilhas da Shimano são muito boas e tem umas que são excelentes para esse tipo de pescaria como a Curado K71(excelente carretilha). Eu seria muito injusto não citar outras marcas e modelos mas só posso falar daquilo que tive a experiência. Por esse motivo vou me limitar a esses exemplos.

     Por fim, vou falar de minhas experiências sobre as iscas (plugs) em pescas de galhadas. Sinceramente, não aconselho a ninguém comprar iscas grandes e muito coloridas. Plugs de meia água, a Guaruzinho BL e a Guaruzinho BC foram as iscas que tive mais atividades em minhas pescarias com robalos nas galhadas. Principalmente a BL porque o pescador pode trabalhar mais lenta a isca e ela ficará na subsuperfície ou se trabalhar um pouco mais rápida, a isca vai mais para o fundo. A cor branca ou cor de osso são as que tive mais produtividade. As iscas com cor prateada também dão muita produtividade. O camarão doido da Sumax também é uma outra isca que não pode deixar de ter na caixa de pesca. A Inna 50, 60 e 90 também são iscas que usei que houve bastante produtividade nas pescarias. Entretanto o pescador deve observar que quanto maior a isca, maior o peixe que se quer pegar. Mas nem sempre vamos pegar peixes grandes com iscas grandes. Já fui surpreendido com peixes de 2kg ou 3kg com iscas de 7cm nas galhadas. Não é tão comum mas acontece principalmente nos períodos de verão aqui na minha região.

        Com isso terminamos aqui minhas sugestões de equipamentos para pesca de plugs nas galhadas. Teríamos muitos outros assuntos para abordar porque falar de pesca é muito diverso e controverso. Já vi pessoas pescando peixes grandes com uma lata de mão com linha de nylon. Desse modo podemos ver que o conhecimento sobre o local onde se pesca, a observação do clima, da fauna, pressão atmosférica, maré etc são fundamentais para o sucesso ou não na pescaria.

        Espero ter ajudado de alguma forma e o que foi relatado aqui são as minhas experiências. Outras experiências podem ter o mesmo rendimento ou até melhor. São muitos fatores que estão relacionados num simples ato de pescar.

Forte abraço e até a próxima!

#pescadecaiaque #hidro2  #milhanautica #marinesports #disen #pesca #sumax #maruri #iscaskv 


Wagner Santana









Comentários